Houve algo antes do tempo.
Mas quase tudo que havia foi aprisionado para além do Esquecimento.
Apenas os Deuses Eternos sabem disso.

As Eras Antigas

A aurora da civilização e a pré-história.

Em algum momento, os anões esculpiram os salões de Forgia sob as montanhas. Na superfície, os elfos plantaram as primeiras florestas. Estes domínios cresceram tanto que despertaram a fúria dos orcs, os indômitos filhos da destruição. Prevendo um longo tempo de barbárie, os humanos se mantiveram protegidos atrás das muralhas de Anticqua, aguardando pelo momento certo de dominarem Endara. Não há registros destes dias de glória e luta. Deles, apenas lembranças restaram… 

O Tempo dos Eleitos

Do surgimento dos novos reinos até a ascensão de Stygh.

800 — Fundação de Lharúnia, o primeiro reino gnomo. Stygh, um dragão verde ancestral considerado um dos mais poderosos que já viveram funda a Dracocracia Stygh, dominando toda a região central do mundo.

796 — No extremo sul do mundo, os últimos povos migrantes do Templo do Destino chegaram a um vale onde deram inicio a construção de vários feudos menores que anos após seriam o grande reino de Vyrr.

785 — Hadji, protegido de Stygh, conquistou a imortalidade através do ritual da mumificação, fazendo contato com o plano-entidade fantasma Hallolands.

697 — Ahoshan é fundada pela união dos seguidores de Sargan e Yius. No extremo leste é fundado o vilarejo de Tréville. Origem ao culto à Hengard, deus da honra.

666 — Surge Vyrr, protegida por Astarte Valen, a matriarca do clã Valen.

645 — De uma cisão religiosa em Vyrr, surgem os reinos de Lannus e Zarrus.

635 — Nasce Astaroth, filho de Astarte, seu primogênito e único filho.

615 — Astaroth, príncipe de Vyrr, se casa com Liana, princesa de Zarrus. 

597 — Em Vyrr, nasce Achenedai Valen, filho mais jovem de Astaroth. Sua mãe, Liana, falece no parto. O pai o renega. 

596 — Uma recém-nascida é abandonada em Lannus. Adotada pelos sacerdotes de Lantaris, recebe o nome de Ymora. Morte de Astarte Valen. Astaroth se torna rei de Vyrr. 

585 — A sacerdotiza bárbara Korien funda o reino de Kult para defender o direito do homem a sua própria natureza livre, que vinha sendo destruída pelo avanço da civilização de Luminahak.

574 — Ymora se torna rainha em Lannus e inicia uma campanha expansionista contra Zarrus.  

572 — Lannus e Zarrus são unificadas por Ymora de Lannus. 

566 — Ymora conhece Achenedai e ambos se apaixonam. Astaroth é contra a união com a rainha que traiu Zarrus. Em resposta, o príncipe se isola ainda mais da corte. 

562 — Astaroth descobre que Valen pratica magia das trevas com um grupo de magos chamados de Confraria dos Necromantes. Valen mata o próprio pai, Astaroth, e assume a coroa de Vyrr. 

561 — Achenedai anuncia o casamento com Ymora, unindo então Vyrr, Lannus e Zarrus sob uma nova bandeira: Lutia. Zarrus porém não aceita, e tem início uma guerra civil no reino de Lutia.

557 — Os últimos guerreiros de Zarrus caem em batalha contra soldados de Lannus, próximos da capital, Vyrr. Lantaris, deusa da morte, amaldiçoa o lugar, transformando todos em mortos-vivos. Surge o Vale das Almas. 

556 — Os refugiados do Vale das Almas — Valen e Ymora entre eles — migram em direção ao norte. 

552 — Usando magia e força bruta, Valen e Ymora dominam rapidamente os vilarejos locais. O reino de Lutia ressurge, agora governado por Ymora. Valen assume o posto de conselheiro e mago da nova corte.

A Era do Dragão

Do surgimento do Império Stygh até a Guerra da Magia.

530 — Lutia expande o território por todo o Vale dos Deuses até a fronteira do Vale das Almas, ao sul. Entre as montanhas, foi iniciada a construção de uma estrada que levaria até o norte, chamada Droh’rurar.

518 — Descobertas as ruínas de Forgia sob o território de Lutia, dominadas por orcs. Primeiras expedições exploratórias fracassam. Para vigiar a entrada de Forgia, Ymora ordena a construção de uma fortaleza chamada Nar’Ahm (o guarda do vale).

497 — Em comemoração ao Centenário de Achenedai Valen, é criada a cidade de Harad’oror. 

496 — Em comemoração ao Centenário de Ymora, é iniciada a construção da Torre de Vidro, no coração do Vale dos Deuses. 

474 — Comemoração ao centenário da coroação de Ymora como rainha, conclusão do castelo imperial. Primeiro contato entre Ymora e Stygh, o dragão-imperador de Stix, o reino das terras quentes do norte.

417 — Stygh retorna à Lutia e declara a intenção de anexar o território do sul ao seu império. Ymora recusa e os laços de amizade entre os dois monarcas são rompidos. 

414 — Tropas de Stygh fecham o acesso aos Planaltos de Gelo. Valen reúne os magos da Confraria dos Necromantes para dar início a planos de uma resistência contra o imperador-dragão.

408 — Declarada guerra entre Lutia e Stygh. As tropas lutam na região de fronteira entre os continentes de Endara e Rhostara.

399 — Lutia é destruída por Stygh e o território é anexado. A Confraria dos Necromantes busca refúgio em Forgia.

342 — Após décadas de conflitos, os orcs de Forgia assumem um pacto de cooperação com a Confraria, mantido até os dias de hoje.

337 — Um ainda desconhecido Donaire visita as profundezas de Forgia e é recebido por Valen e Ymora. Primeiro contato entre os três arcanos. 

295 — Representantes das Guildas Arcanas de Skelos e Luminar se reúnem aos magos da Confraria e preparam um ataque contra o tirano Stygh organizado pelo Grão-Mestre da Magia, Donaire. 

253 — Nas ruínas de Forgia, Hannah, uma deusa forjadora anã, doa seu corpo para a criação de Glaumirim, a lâmina sagrada. 

138 — As Guildas Arcanas combatem na Cidade-Coração do império, Azzuria. Início do cerco à Azzuria.

137 — Stygh aniquila a Regência de Azzuria, e ao retornar para casa encontra sua própria descendência igualmente condenada. Enlouquecido de dor, desaparece, dando início à queda da Dracocracia Stygh.

136 — Azzuria cai pelas mãos de Donaire. O mago mais importante desta era desaparece logo após o final do confronto. 

135 — As Guildas Arcanas repartem os territórios do Império conquistados entre si. Há um período de paz e prosperidade em todos os reinos, alimentados pela riqueza acumulada pelo imperador-dragão.

A Guerra da Magia

Da queda do Império Stygh até a morte de Donaire.

130 — Valen e Ymora retornam até as ruínas da Torre de Vidro. Desta vez, como líder da Confraria dos Necromantes, Valen assume como regente de todo o antigo território. 

123 — Valen devolve o domínio das ruínas de Forgia aos orcs e transforma os portões do lugar, a cidadela de Harad’oror, em uma fortaleza.

107 — Atritos no norte entre os magos das Guildas Arcanas e as famílias nobres dos novos reinos emergentes. 

100 — Após vários anos desaparecido, Donaire ressurge como um mediador entre as Guildas Arcanas e os reinos livres. Ele revela a todos sua descoberta: a existência dos Pilares da Realidade, ligados a manutenção da própria existência. 

99 —  Sobre as ruínas da fortaleza de Lutia — Nar’Ahm — surge a cidadela de Narun.

93 — Usando o conhecimento adquirido em seus anos de exílio, Donaire ordena a construção de Seis Torres Elementais, para concentrar o poder mágico dos Pilares da Realidade em Endara. 

83 — As obras das Torres Elementais são concluídas. Donaire as utiliza para acessar o pilar cósmico, a fonte da própria Magia. O nível de poder arcano aumenta vertiginosamente em todo o mundo. 

82 — Donaire usa o poder do Pilar para atrair um deus até o mundo mortal. Noror, aspecto da morte de Endara, é destruído. Usando da essência divina de Noror, Donaire cria a Sétima Torre. 

80 — A vontade de Donaire de se tornar um deus único de Endara é descoberta. As Guildas Arcanas se opõem. Tem início a Guerra da Magia.

77 —  A Confraria dos Necromantes é atacada pelos seguidores de Donaire. Ymora cai em combate. 

75 — A Guilda de Skelos é destruída.

74 — Luminar é dizimada. 

71 — A Confraria também é definitivamente vencida. Donaire unifica os Reinos Arcanos e se torna o Grão Mestre da Magia e imperador do mundo mortal. Valen se refugia em Forgia.

70 — Em Harad’oror, nasce Morkash.

68 — Primeira tentativa de invasão aos Reinos da Eternidade por Donaire. Ele é impedido pelas legiões celestiais, lideradas pelos Titãs. Os Deuses da Eternidade intervém. Em toda Endara, crianças eleitas nascem com poderes incomuns. 

50 — Os Caçadores Arcanos — mortais imbuídos com poder divino, capazes de fazer frente aos magos — iniciam uma revolta contra Donaire. É formado o Castelo de Ferro.

47 — Segunda tentativa de invasão da Eternidade por Donaire, desta vez, bem-sucedida. Ocorre a batalha por Eternidade. Os deuses, acuados pelo poder dos Pilares da Realidade, são aprisionados em suas formas de avatar. Sem saída, fogem para Endara.

45 — Donaire se torna Deus da Magia e descobre a existência do Esquecimento — um plano divino oposto aos reinos dos deuses, onde todos os erros destes foram aprisionados. 

42 — Com os avatares dos deuses à frente, o Castelo de Ferro inicia a destruição das Torres Arcanas. Os Caçadores encontram Glaumirim. 

40 — Donaire tenta ver além do Esquecimento e desperta Incarna, o demônio. Ele está prestes a sucumbir quando é resgatado pela Titã da Magia, Mabwena. Enfraquecido, Donaire é forçado a voltar até o mundo mortal. 

29 — A Quinta Torre é destruída pelo Castelo de Ferro, rompendo o fluxo de mana dos Pilares. Tem início a retomada dos reinos e a derrocada final de Donaire.

12 — Com alguns dos membros sobreviventes da Confraria, Valen dá início a Ordem dos Lordes das Sombras.

0 — Yius, o deus cavaleiro, enfrenta Donaire portando Glaumirim e o vence. Com a morte do mago, a maldição que mantinha os deuses aprisionados em seus avatares termina. Eles voltam para a Eternidade. Fim da Guerra da Magia.

A Nova Era

Do final da Guerra da Magia até os Últimos Dias

1 — Valen consegue recuperar Glaumirim e a transforma em um relicário de sua própria alma num ritual que o transformou em lich. 

15 — Valen, o Rei Imortal, é traído por seu discípulo Morkash. Ele tenta destruir o relicário da alma do mestre, mas falha. Sem alternativa, ele a esconde em um lugar secreto nas profundezas do Labirinto de Kadresh. 

30 — Em Narun, nasce Prático Diattore.

50 — Neredas guia Arathan Taylor até o arruinado feudo de Narun para que ele se torne seu novo senhor. Eventos vistos em Sombras da Guerra.

52 — Prático se torna um ladrão aventureiro. 

78 — Prático descobre a existência de Glaumirim. Após um longo planejamento, ele consegue encontrar o artefato, mas o perde ao tentar fugir das profundezas de Forgia.

80 — Prático cria A Ordem, um grupo de aventureiros inspirados em quatro figuras lendárias (o Mago, o Clérigo, o Ladino e o Guerreiro). 

105 — Morre Prático Diattore. 

123 — Dugo Diatore encontra o relicário da alma de Valen em uma tumba perdida nas ruínas de Forgia e foge com ela. Eventos vistos em O Labirinto de Kadresh.

125 — Valen ressurge em algum lugar de Forgia. Ele volta a dominar os varghs das profundezas e forma um exército para reconquistar os territórios de Lutia. Eventos vistos em A Maldição de Valen. 

132 Em uma mina nasce Cronn’a Paki, futura líder da fuga em Palmazbi.

152 — Cronn’a consegue escapar da prisão de seu povo e encontra-se com Aart, um dragão dourado. Juntos, salvam o povo da queda de Palmazbi.  Eventos vistos em Liberdade.

207 — As cidades livres de Rosthara se unem para lutar contra as tropas de Valen. Surgimento do Reino de Deanor. Eventos vistos em O Reino e a Espada.

259 — Eventos vistos em O Guerreiro da Última Lâmina.

260 — Eventos vistos em O Relicário e o Ladrão.

261 Início da Saga dos Campeões de Deanor.

272 Os reinos defendidos pelos Campeões conquistam a paz e a prosperidade perdidas há muito. Um futuro promissor surge diante dos povos livres. 

365 — Hoje!