Houve algo antes do tempo.
Mas quase tudo que havia foi aprisionado para além do Esquecimento.
Apenas os Deuses Eternos sabem disso.
A aurora da civilização e a pré-história.
Do surgimento dos novos reinos até a ascensão de Stygh.
800 — Fundação de Lharúnia, o primeiro reino gnomo. Stygh, um dragão verde ancestral considerado um dos mais poderosos que já viveram funda a Dracocracia Stygh, dominando toda a região central do mundo.
796 — No extremo sul do mundo, os últimos povos migrantes do Templo do Destino chegaram a um vale onde deram inicio a construção de vários feudos menores que anos após seriam o grande reino de Vyrr.
785 — Hadji, protegido de Stygh, conquistou a imortalidade através do ritual da mumificação, fazendo contato com o plano-entidade fantasma Hallolands.
697 — Ahoshan é fundada pela união dos seguidores de Sargan e Yius. No extremo leste é fundado o vilarejo de Tréville. Origem ao culto à Hengard, deus da honra.
666 — Surge Vyrr, protegida por Astarte Valen, a matriarca do clã Valen.
645 — De uma cisão religiosa em Vyrr, surgem os reinos de Lannus e Zarrus.
635 — Nasce Astaroth, filho de Astarte, seu primogênito e único filho.
615 — Astaroth, príncipe de Vyrr, se casa com Liana, princesa de Zarrus.
597 — Em Vyrr, nasce Achenedai Valen, filho mais jovem de Astaroth. Sua mãe, Liana, falece no parto. O pai o renega.
596 — Uma recém-nascida é abandonada em Lannus. Adotada pelos sacerdotes de Lantaris, recebe o nome de Ymora. Morte de Astarte Valen. Astaroth se torna rei de Vyrr.
585 — A sacerdotiza bárbara Korien funda o reino de Kult para defender o direito do homem a sua própria natureza livre, que vinha sendo destruída pelo avanço da civilização de Luminahak.
574 — Ymora se torna rainha em Lannus e inicia uma campanha expansionista contra Zarrus.
572 — Lannus e Zarrus são unificadas por Ymora de Lannus.
566 — Ymora conhece Achenedai e ambos se apaixonam. Astaroth é contra a união com a rainha que traiu Zarrus. Em resposta, o príncipe se isola ainda mais da corte.
562 — Astaroth descobre que Valen pratica magia das trevas com um grupo de magos chamados de Confraria dos Necromantes. Valen mata o próprio pai, Astaroth, e assume a coroa de Vyrr.
561 — Achenedai anuncia o casamento com Ymora, unindo então Vyrr, Lannus e Zarrus sob uma nova bandeira: Lutia. Zarrus porém não aceita, e tem início uma guerra civil no reino de Lutia.
557 — Os últimos guerreiros de Zarrus caem em batalha contra soldados de Lannus, próximos da capital, Vyrr. Lantaris, deusa da morte, amaldiçoa o lugar, transformando todos em mortos-vivos. Surge o Vale das Almas.
556 — Os refugiados do Vale das Almas — Valen e Ymora entre eles — migram em direção ao norte.
552 — Usando magia e força bruta, Valen e Ymora dominam rapidamente os vilarejos locais. O reino de Lutia ressurge, agora governado por Ymora. Valen assume o posto de conselheiro e mago da nova corte.
Do surgimento do Império Stygh até a Guerra da Magia.
530 — Lutia expande o território por todo o Vale dos Deuses até a fronteira do Vale das Almas, ao sul. Entre as montanhas, foi iniciada a construção de uma estrada que levaria até o norte, chamada Droh’rurar.
518 — Descobertas as ruínas de Forgia sob o território de Lutia, dominadas por orcs. Primeiras expedições exploratórias fracassam. Para vigiar a entrada de Forgia, Ymora ordena a construção de uma fortaleza chamada Nar’Ahm (o guarda do vale).
497 — Em comemoração ao Centenário de Achenedai Valen, é criada a cidade de Harad’oror.
496 — Em comemoração ao Centenário de Ymora, é iniciada a construção da Torre de Vidro, no coração do Vale dos Deuses.
474 — Comemoração ao centenário da coroação de Ymora como rainha, conclusão do castelo imperial. Primeiro contato entre Ymora e Stygh, o dragão-imperador de Stix, o reino das terras quentes do norte.
417 — Stygh retorna à Lutia e declara a intenção de anexar o território do sul ao seu império. Ymora recusa e os laços de amizade entre os dois monarcas são rompidos.
414 — Tropas de Stygh fecham o acesso aos Planaltos de Gelo. Valen reúne os magos da Confraria dos Necromantes para dar início a planos de uma resistência contra o imperador-dragão.
408 — Declarada guerra entre Lutia e Stygh. As tropas lutam na região de fronteira entre os continentes de Endara e Rhostara.
399 — Lutia é destruída por Stygh e o território é anexado. A Confraria dos Necromantes busca refúgio em Forgia.
342 — Após décadas de conflitos, os orcs de Forgia assumem um pacto de cooperação com a Confraria, mantido até os dias de hoje.
337 — Um ainda desconhecido Donaire visita as profundezas de Forgia e é recebido por Valen e Ymora. Primeiro contato entre os três arcanos.
295 — Representantes das Guildas Arcanas de Skelos e Luminar se reúnem aos magos da Confraria e preparam um ataque contra o tirano Stygh organizado pelo Grão-Mestre da Magia, Donaire.
253 — Nas ruínas de Forgia, Hannah, uma deusa forjadora anã, doa seu corpo para a criação de Glaumirim, a lâmina sagrada.
138 — As Guildas Arcanas combatem na Cidade-Coração do império, Azzuria. Início do cerco à Azzuria.
137 — Stygh aniquila a Regência de Azzuria, e ao retornar para casa encontra sua própria descendência igualmente condenada. Enlouquecido de dor, desaparece, dando início à queda da Dracocracia Stygh.
136 — Azzuria cai pelas mãos de Donaire. O mago mais importante desta era desaparece logo após o final do confronto.
135 — As Guildas Arcanas repartem os territórios do Império conquistados entre si. Há um período de paz e prosperidade em todos os reinos, alimentados pela riqueza acumulada pelo imperador-dragão.
Da queda do Império Stygh até a morte de Donaire.
130 — Valen e Ymora retornam até as ruínas da Torre de Vidro. Desta vez, como líder da Confraria dos Necromantes, Valen assume como regente de todo o antigo território.
123 — Valen devolve o domínio das ruínas de Forgia aos orcs e transforma os portões do lugar, a cidadela de Harad’oror, em uma fortaleza.
107 — Atritos no norte entre os magos das Guildas Arcanas e as famílias nobres dos novos reinos emergentes.
100 — Após vários anos desaparecido, Donaire ressurge como um mediador entre as Guildas Arcanas e os reinos livres. Ele revela a todos sua descoberta: a existência dos Pilares da Realidade, ligados a manutenção da própria existência.
99 — Sobre as ruínas da fortaleza de Lutia — Nar’Ahm — surge a cidadela de Narun.
93 — Usando o conhecimento adquirido em seus anos de exílio, Donaire ordena a construção de Seis Torres Elementais, para concentrar o poder mágico dos Pilares da Realidade em Endara.
83 — As obras das Torres Elementais são concluídas. Donaire as utiliza para acessar o pilar cósmico, a fonte da própria Magia. O nível de poder arcano aumenta vertiginosamente em todo o mundo.
82 — Donaire usa o poder do Pilar para atrair um deus até o mundo mortal. Noror, aspecto da morte de Endara, é destruído. Usando da essência divina de Noror, Donaire cria a Sétima Torre.
80 — A vontade de Donaire de se tornar um deus único de Endara é descoberta. As Guildas Arcanas se opõem. Tem início a Guerra da Magia.
77 — A Confraria dos Necromantes é atacada pelos seguidores de Donaire. Ymora cai em combate.
75 — A Guilda de Skelos é destruída.
74 — Luminar é dizimada.
71 — A Confraria também é definitivamente vencida. Donaire unifica os Reinos Arcanos e se torna o Grão Mestre da Magia e imperador do mundo mortal. Valen se refugia em Forgia.
70 — Em Harad’oror, nasce Morkash.
68 — Primeira tentativa de invasão aos Reinos da Eternidade por Donaire. Ele é impedido pelas legiões celestiais, lideradas pelos Titãs. Os Deuses da Eternidade intervém. Em toda Endara, crianças eleitas nascem com poderes incomuns.
50 — Os Caçadores Arcanos — mortais imbuídos com poder divino, capazes de fazer frente aos magos — iniciam uma revolta contra Donaire. É formado o Castelo de Ferro.
47 — Segunda tentativa de invasão da Eternidade por Donaire, desta vez, bem-sucedida. Ocorre a batalha por Eternidade. Os deuses, acuados pelo poder dos Pilares da Realidade, são aprisionados em suas formas de avatar. Sem saída, fogem para Endara.
45 — Donaire se torna Deus da Magia e descobre a existência do Esquecimento — um plano divino oposto aos reinos dos deuses, onde todos os erros destes foram aprisionados.
42 — Com os avatares dos deuses à frente, o Castelo de Ferro inicia a destruição das Torres Arcanas. Os Caçadores encontram Glaumirim.
40 — Donaire tenta ver além do Esquecimento e desperta Incarna, o demônio. Ele está prestes a sucumbir quando é resgatado pela Titã da Magia, Mabwena. Enfraquecido, Donaire é forçado a voltar até o mundo mortal.
29 — A Quinta Torre é destruída pelo Castelo de Ferro, rompendo o fluxo de mana dos Pilares. Tem início a retomada dos reinos e a derrocada final de Donaire.
12 — Com alguns dos membros sobreviventes da Confraria, Valen dá início a Ordem dos Lordes das Sombras.
0 — Yius, o deus cavaleiro, enfrenta Donaire portando Glaumirim e o vence. Com a morte do mago, a maldição que mantinha os deuses aprisionados em seus avatares termina. Eles voltam para a Eternidade. Fim da Guerra da Magia.
Do final da Guerra da Magia até os Últimos Dias
1 — Valen consegue recuperar Glaumirim e a transforma em um relicário de sua própria alma num ritual que o transformou em lich.
15 — Valen, o Rei Imortal, é traído por seu discípulo Morkash. Ele tenta destruir o relicário da alma do mestre, mas falha. Sem alternativa, ele a esconde em um lugar secreto nas profundezas do Labirinto de Kadresh.
30 — Em Narun, nasce Prático Diattore.
50 — Neredas guia Arathan Taylor até o arruinado feudo de Narun para que ele se torne seu novo senhor. Eventos vistos em Sombras da Guerra.
52 — Prático se torna um ladrão aventureiro.
78 — Prático descobre a existência de Glaumirim. Após um longo planejamento, ele consegue encontrar o artefato, mas o perde ao tentar fugir das profundezas de Forgia.
80 — Prático cria A Ordem, um grupo de aventureiros inspirados em quatro figuras lendárias (o Mago, o Clérigo, o Ladino e o Guerreiro).
105 — Morre Prático Diattore.
123 — Dugo Diatore encontra o relicário da alma de Valen em uma tumba perdida nas ruínas de Forgia e foge com ela. Eventos vistos em O Labirinto de Kadresh.
125 — Valen ressurge em algum lugar de Forgia. Ele volta a dominar os varghs das profundezas e forma um exército para reconquistar os territórios de Lutia. Eventos vistos em A Maldição de Valen.
132 — Em uma mina nasce Cronn’a Paki, futura líder da fuga em Palmazbi.
152 — Cronn’a consegue escapar da prisão de seu povo e encontra-se com Aart, um dragão dourado. Juntos, salvam o povo da queda de Palmazbi. Eventos vistos em Liberdade.
207 — As cidades livres de Rosthara se unem para lutar contra as tropas de Valen. Surgimento do Reino de Deanor. Eventos vistos em O Reino e a Espada.
259 — Eventos vistos em O Guerreiro da Última Lâmina.
260 — Eventos vistos em O Relicário e o Ladrão.
261 — Início da Saga dos Campeões de Deanor.
272 — Os reinos defendidos pelos Campeões conquistam a paz e a prosperidade perdidas há muito. Um futuro promissor surge diante dos povos livres.
365 — Hoje!